Quatro integrantes da quadrilha já haviam sido presos em ação conjunta dss Polícias do Ceará e do Mato Grosso do Sul (Foto: Diário do Nordeste)
Policiais civis da Delegacia de Casa Amarela (5ªCP), em ação coordenada pelo Delegado CARLOS COUTO, prenderam em flagrante delito quatro (04) homens pela prática de Furto Qualificado e Associação Criminosa. Eles possuem atuação em âmbito nacional.
Policiais civis da Delegacia de Casa Amarela, juntamente com policiais da 5a DESEC, estavam desde o mês de novembro de 2020 investigando uma quadrilha especializada em arrombamentos a condomínios de luxo na zona norte recifense. Em novembro, na véspera das eleições municipais, integrantes dessa quadrilha invadiram e furtaram um condomínio na praça Flemming, onde subtraíram dinheiro, armas (a vítima é colecionadora) e jóias.
No mês de fevereiro, alguns dos integrantes da quadrilha participaram de outro arrombamento no bairro da Jaqueira, onde subtraíram uma grande quantia em dinheiro e jóias, chegando a carregar um cofre pelas ruas.
Uma parte da quadrilha foi presa numa investigação conjunta entre Polícia Civil do Ceará e Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, onde quatro dos integrantes foram presos.
Há cerca de quinze dias, outros integrantes da mesma quadrilha, em ação semelhante, arrombaram um apartamento de luxo no bairro de Boa Viagem, em ação amplamente divulgada na imprensa, onde foi subtraída vultuosa quantia.
Em meio à investigação dos arrombamentos anteriores, através de monitoramento dos integrantes da quadrilha (em parte já identificados), tomou-se conhecimento de que quatro integrantes da organização criminosa chegariam ao Recife, em um vôo vindo do Estado de São Paulo. Os suspeitos desembarcaram num vôo da Azul (registrado por foto) e se hospedaram em um Hotel, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
Depois de uma perseguição, todos foram levados para a Delegacia de Casa Amarela, onde foram autuados por tentativa de furto qualificado e associação criminosa.
As prisões contaram com o apoio operacional e técnico da 5a DESEC, sob a liderança do delegado Guilherme Caraciolo, e com troca de informações com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRRF), com a delegada Stephanie Araújo, Polícia Civil de São Paulo e exames reaizados pelo Instituto de Criminalística, inclusive com coleta de material genético.
Com os autuados foram encontrados chaves de fenda utilizadas para arrombar os imóveis, além de vários aparelhos celulares.
Mais detalhes sobre as prisões serão fornecidos pelo Delegado Carlos Couto nesta segunda-feira (19), a partir das 11h, no auditório da Sede Operacional da Polícia Civil (prédio azul). As equipes de veiculos de comunicação serão atendidas individualmente.